top of page

Novembro Azul


Assim como em outubro, novembro também é um mês de conscientização sobre o câncer, mas dessa vez o alerta é para os homens. O movimento Novembro Azul teve origem na Austrália, mas no Brasil foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e o objetivo é um só: quebrar paradigmas em relação a saúde masculina. Apesar de a campanha ser focada no câncer de próstata, ela chama atenção para o cuidado geral da saúde masculina, desde o cuidado físico quanto o mental.


Sobre a prostatite

A prostatite é a infecção da próstata e tem sua maior incidência entre os 20 e 50 anos. É causada por bactérias, sendo mais comum a clamídia, ou por desordens auto imunes. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, mas quando já está em estágio avançado é apresentado por:


- Dor óssea;

- Dificuldade urinária;

- Aumento da frequência urinária;

- Urgência urinária;

- Dor perineal;

- Secreção após evacuações intestinais;

- Ardência após urinar;


Se você sente algum desses sintomas, procure um médico. O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios. E, mesmo que não sinta, mantenha uma rotina de consultas.

Aproveitando o momento, aqui estão outros exames rotineiros que os homens deveriam se atentar para prevenir outras doenças:

- Verificação da pressão arterial;

- Hemograma completo e testes de urina;

- Teste de glicemia, para prevenção de diabetes;

- Atualização da carteira vacinal;

A prevenção sempre é o melhor remédio. Cuide-se!

 
 
 

Comentários


camila-dos-anjos-psicologa
bottom of page